sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tive um dia difícil... O que fazer?


A Palavra de Deus nos ensina: “Em mim desfalece o meu espírito, meu coração se consome. Indica-me a estrada que devo seguir porque a ti elevo minha alma. Ensina-me a cumprir tua vontade, porque és meu Deus. Teu espírito bom me guie por uma estrada plana”. (Salmo 143, 4.8b.10)


Sabe aqueles dias em que pensamos no íntimo do próprio coração: “Meu Deus! Porque que eu fui sair da cama hoje? Devia ter ficado em casa dormindo!”.Pois é… Esses dias complicados de fato existem e acontecem mesmo que não queiramos! Dias onde tudo parece concorrer contra nós, onde passamos as horas cruzando com pessoas que mais “atrapalham do que ajudam”, onde ficamos com os nervos a flor da pele e qualquer coisa (por menor que seja) é motivo de irritação e de lamúria.Daí a pergunta: o que fazer num dia como esse?Ao ler o salmo 143 percebemos que o salmista também teve o seu momento de querer ficar “deitado na cama” e esquecer que tal dia existiu!Mas o que fez o salmista? Murmurou? Fez-se de vítima? Colocou a culpa em todo mundo? A resposta é: não
!No exato momento em que ele não suportava mais, em que seu coração estava consumido e o espírito desfalecido, ele rezou a Deus e pediu… E o que ele pediu?Pediu para que a vontade de Deus se cumprisse em sua vida!Ao invés de por a culpa “no governo”, nas pessoas ao seu redor e no tal do “sistema”, ele rogou a Deus que lhe indicasse o caminho a seguir.Pediu a Deus que fosse seu professor e, a exemplo de um aluno aplicado, desejou aprender a cumprir a vontade de Deus!No dia difícil que ele teve o salmista não reclamou, mas quis aprender a extrair do ambiente agitado de um dia ruim a soberana vontade de Deus (como um garimpeiro que acha gramas de ouro em meio a toneladas de terra).

Acredito que isto não seja tão simples quanto parece… Descobrir e cumprir a vontade de Deus exatamente naquele momento em que o nosso desejo nos impulsiona a querer “esganar” alguém!Mas creio que o Espírito Santo pode e quer fazer uma obra nova em nosso coração.Cabe a mim e a você pedir que o Divino Espírito nos eduque nas situações concretas de cada dia (seja este dia difícil ou não). Que Ele nos leve sempre a discernir qual é a vontade de Deus em cada momento, pessoa ou situação com a qual nos deparamos.E acredite: Deus fará a sua parte. Ele sempre a realiza.Então haveremos de colher lindos frutos de conversão e de santidade.Volto a repetir: não é tão simples quanto parece! Mas é sem dúvida algo de maravilhoso!Partilhei com você neste artigo algo que Deus me ensinou ao ler este salmo diante do sacrário.E porque eu estava diante do sacrário lendo o salmo 143?Porque, assim como você e como o salmista, eu também tenho meus dias difíceis…Vamos rezar?

“Reinflama nosso coração Senhor Jesus! Dá-nos um coração dócil e atento à tua santa vontade. Que aprendamos ouvindo a voz do Espírito a encontrar a paz que vem da certeza de estar em comunhão com o desejo de Deus mesmo no meio das situações mais complicadas e angustiantes que possamos enfrentar no dia a dia. Ensina-me a reclamar menos e a ouvir mais a tua voz para assim aprender cada vez mais, crescer cada vez mais e servir cada vez mais por amor. Amém”.


Um abraço e minhas orações por você.
Alexandre – Comunidade Canção Nova