quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A escolha das músicas para o Grupo de Oração!

"O grupo de oração é (no sentido prático), a melhor escola de oração que uma paróquia pode ter. Portanto, a grande qualidade de oração precisa partir daí, do grupo de oração. O grupo de oração é o lugar onde nascem os valentes na oração, que sofrem tentações, são provados, e tudo isso justamente porque conseguem manter a sua qualidade oracional no grupo de oração. O ministério de música nos grupos de oração precisa ter essa mesma linha!


PARA ANIMAÇÃO DO GRUPO DE ORAÇÃO, FICAM AS DICAS:

- Não repita as músicas em todo grupo de oração. Se você faz isso sempre, estará deixando bem claro três situações:

1) Ou você nunca arruma tempo de se organizar para o grupo de oração;

2) Ou então você não tem aumentado o seu repertório musical;

3) Ou é a famosíssima “Síndrome de preguiça carismática”! muitos têm isso, e me ataca de vez em quando… É verdade, eu luto tanto quanto você!

Se o coordenador do grupo ou o pregador do dia pedir pra que você cante já na animação aquela mesma música que você cantou no último grupo de oração, fica na paz… Isso faz parte e, o mais importante é que a graça de Deus vai acontecer. Coloque ânimo e vá em frente!

- Alterne músicas antigas e novas.

As novidades motivam as pessoas que vêm ao grupo de oração! Se esforçe mais um pouco, e pegue umas músicas novas pra incluir no repertório… Vai ser bom pra tirar da monotonia, porque (acredite), há quem não vá mais no grupo de oração porque as músicas são repetidas! Por outro lado, é necessário dizer que as músicas antigas podem ser antigas, mas não perdem a sua unção. Faça uma boa escolha delas e, se achar conveniente, dê uma “renovada”na música. Mas por favor, não faça aquelas “renovações músicais” que mataria de raiva o autor da mesma! Convenhamos: o Pavão é um bichinho não precisa de enfeite! Algumas músicas também são assim!



- Existe ‘providência’ na hora de animar o grupo de oração!

Às vezes a gente escolhe uma música de animação que vai certinho no coração do pregador, que está ali, quietinho, esperando a hora dele. Isso tem nome: Docilidade ao Espírito! Mas esta mesma docilidade também acontece quando o pregador sugere uma música pra você animar. Você consegue intuir o que está no coração do pregador?

Com certeza, ele está querendo se sentir mais à vontade na hora de pegar, e sente que esta música vai ajudar ele e o povo. “Ajude a Igreja”, e anime com a sugestão dele. Isso não quer dizer que você está sem unção ou discernimento, mas ajudar o pregador é importante. Lembre-se de que o grupo de oração é uma corrente, do início ao fim: se você anima com um unção, o pregador vem com unção, a oração depois é com unção também, e o povo sai ganhando!


PARA O MOMENTO DA ORAÇÃO DEPOIS DA PREGAÇÃO, FICAM AS DICAS:


 
- Pergunte ao pregador se ele quer alguma música em especial após a pregação, pra rezar com o povo.

O importante é ser dócil! Pode ser que ele tenha uma música que se encaixa melhor para o momento da oração. E ainda tem outra realidade nisso tudo: Vai que você “se garante” e na hora dá um branco? Desculpe a franqueza, mas o embaraço na hora da oração pode cair sobre você, por causa de uma possível autossuficiência!

- Esteja atento à pregação, do contrário, você vai comprometer a ação de Deus nas pessoas!

Isso é muito sério! Nunca perca a consciência de que a sua música pode ser um fator determinante na cura de uma pessoa naquele exato momento. Não estou falando de perfeição na escolha da música, estou falando de estar na unção… São coisas bem diferentes! E mais: Somos os primeiros a receber o toque de Deus!


- Dê somente o suporte para quem vai rezar com o povo depois da pregação!

É lógico que neste ponto, vai da dinâmica de cada grupo de oração. Então não quebre a dinâmica do seu grupo, rs! Fique esperto! Se no seu grupo de oração o pregador dá sequência com a oração logo em seguida, dê suporte pra ele, e entre na música “de cheio” quando ele abrir espaço pra você… Mas depois da pregação o certo é rezar.

Se no seu grupo de oração é o ministério de música que reza depois da pregação, então beleza! manda ver na oração, porém com mais responsabilidade. Se você não prestou atenção na pregação, o povo só vai receber as migalhas de Deus e as suas misérias!!!

Se no seu grupo de oração é outra pessoa que reza (da interseção ou o coordenador, etc), você precisa estar afinado com essa pessoa, pra não comprometer o momento chave pra alcançar o povo. E mais uma vez eu digo: seja dócil, e dê suporte!"

Orlando Júnior – Canção Nova



0 comentários:

Postar um comentário