segunda-feira, 11 de julho de 2011

O que fazer com o músico que não aceita correção?

Quando existe uma situação em que o músico não aceita correção, tem que ter paciência! É importante ressaltar que este assunto é bem delicado, e sei que cada ministério tem a sua peculiaridade, seu jeito de lidar com as coisas. Apesar da revolta, é um irmão! Não se pode perder de vista esta realidade dentro do ministério. Existe um motivo, uma raiz pra este irmão estar assim. Ao mesmo tempo, quero trazer pra você e seu ministério alguns questionamentos:



Tópico 01
Esse músico abençoado de Deus sempre reclamou desde que chegou no ministério?

Esse músico é do tipo daqueles que veio “quebrar um galho” e depois “foi ficando, foi ficando”…?

Tópico 02

Esse músico é o tipo daquele que “leva o ministerio nas costas” e cobra como um farizeu que os outros façam?

Esse músico é do tipo que diz (ou pensa): “Visto a camisa arregaço as mangas, mas é como se eu estivesse no banco de reservas, porque ninguém me reconhece!”

Tópico 03

Esse músico é do tipo que vive uma vida “com um pé lá e outro cá”?

Esse músico é daquele que vive na Igreja, mas concorda com as opinões “lights” e sem decisão firme?

Respostas:

Tópico 01 – Provavelmente este músico não compõe o perfil do seu ministério de música. Nem adianta forçar com o cidadão, porque ele tá ali pra ajudar, mas não tem o perfil do ministério. Veja, nada o impede de ajudar em um momento ou outro, um evento ou outro, mas nem mesmo a qualidade musical dele pode fazê-lo permanecer. Ministério é igual a uma comunidade: Tem gente que fica por um tempo. São os mistérios de Deus.

Tópico 02 - Esse músico deve ter uma lista grande de feridas! Por ser um bom músico, se firmou dentro da ministração, mas não consegue dar respostas coerentes, não consegue amar. Aí também é preciso dizer: Talvez esteja na hora de fazer uma revisão de vida com todo o ministério, porque se ele precisa de amor e não tem no próprio ministério, então a coisa tá feia! É hora de se rever, pessoal!

Tópico 03 – Todos nós precisamos de conversão, inclusive o músico abençoado que se encontra nesta situação de cristão morno! Traga-o para dentro do ministério e aprofunde com ele (e todo o restante do ministério) e doutrina da Igreja e outras coisas mais na formação mensal. Evangelizamos muita gente, mas também somos evangelizados.

Importante ressaltar que:

- Aqui não estou dizendo que ministério de música é escola de eliminação de pessoas, mas existe um caminho natural por onde as coisas correm. Não é o fato de eliminar membros de ministério, mas pode ser que a pessoa não tenha encontrado o seu lugar na Igreja (ou em outro ministério) e alguém (você) está mais perto pra ajudá-la. Coragem! Vai dar tudo certo!

- Não dê oportunidade ao diabo! Nada de brigar, ainda mais fisicamente! Isso muitas vezes abre crateras no nosso coração e depois fica muito difícil de resolver ou reconciliar. Resolva todas as questões com muita calma, Se ela (a calma) faltar, dê um tempo de trégua, para que Jesus ganhe e o demônio perca! Depois voltem a conversar.

- Todo músico em processo de revolta é um verdadeiro filho, que precisa de cuidados. A correção vem, mas primeiro tem que vir o amor. Se tudo correr nessa ordem, seu ministério vai ter uma vivência incrível! Todo e qualquer ser humano se restaura através do positivo!

Um abraço!

Orlando Junior – Canção Nova